Benefícios da argila amarela

O principal componente da argila amarela é o silício , mas alumínio, ferro e potássio também fazem parte de sua composição e proporcionam diversos benefícios não só para a beleza, mas também para a saúde.

Os componentes presentes em cada tipo de argila conferem propriedades terapêuticas e diversos usos. Não é de hoje que o ser humano usufrui das qualidades das argilas, já que elas foram uma das primeiras formas de medicina natural conhecidas pela humanidade e eram utilizadas pelas civilizações antigas como medicamento, principalmente para ferimentos. De uns tempos pra cá, elas se tornaram excelentes aliadas nos tratamentos estéticos e medicinais. O uso da argila para tratamentos ficou conhecido como argiloterapia.

A qualidade, assim como as composições das argilas, dependem muito da região de onde são extraídas. Existem vários tipos de argila e cada uma é indicada para uma finalidade específica. Cada tipo apresenta uma composição de minerais diferente e é essa composição que confere às argilas diversas colorações, propriedades e aplicações. Por isso, é muito importante se informar sobre qual tipo é o mais adequado para a finalidade desejada.

Dentre os vários tipos de argila, a amarela funciona como um excelente rejuvenescedor, graças à presença do silício em sua composição. Ela pode ser usada em todos os tipos de pele, mas o uso é mais indicado para pelas secas e maduras, em que seu potencial de ação é maior. A argila amarela é um elemento catalisador para formação de colágeno  da pele e para aumentar a elasticidade, reduzindo as rugas. Dessa forma, ela combate e retarda o envelhecimento da pele.

O silício auxilia também na reconstituição dos tecidos cutâneos e atua como adstringente, desintoxicante e purificante – essas propriedades ajudam a reduzir inflamações e proporcionam efeito calmante, ótimo para peles irritadas. A argila amarela também tem ação cicatrizante, devido ao alumínio presente que inibe o desenvolvimento de bactérias que podem causar espinhas, celulites e até mesmo pneumonias. Ela pode ser usada em ferimentos para acelerar a regeneração dos tecidos e para conter sangramentos, já que apresenta propriedade hemostática.

Além do silício, o ferro e o potássio têm a capacidade de manter a hidratação da pele , nutrindo-a, tonificando-a e dando elasticidade. Quando aplicada no corpo, a argila amarela proporciona sensação de bem-estar e alivia o estresse.

A argila amarela pode ser usada em pele acneicas, pois além de possuir ação anti-inflamatória, auxilia também na redução de manchas e absorve a oleosidade, muitas vezes o principal motivo do aparecimento de acnes, sem desidratar a pele.

Mas não é somente na pele que a argila pode ser aplicada – ela também tem seus benefícios quando utilizada nos cabelos. Ajuda na circulação sanguínea e regula a oleosidade do couro cabeludo, acelerando o crescimento dos fios, além de desobstruir os folículos capilares. Ela limpa profundamente os cabelos, absorvendo toxinas e removendo células mortas.

Para que serve a argila amarela

A argila amarela pode ser utilizada para tratamento facial e corporal. Ela é encontrada na forma de pó, portanto, para aplicá-la, misture com água pura ou soro fisiológico. A argila amarela contém uma quantidade de nutrientes suficiente para ser usada sozinha. Não misture com cremes hidratantes corporais ou capilares quando for aplicá-la.

No rosto, aplique a pasta formada, exceto na região dos olhos, e deixe agir por 20 minutos antes de removê-la com água. A máscara pode ser feita a cada duas semanas. No entanto, produtos a base de argilas, como sabonetes, podem ser usados diariamente.

Para tratamentos corporais, aplique a pasta de argila amarela na região desejada e envolva com filme plástico, a fim de fazer uma compressa com a argila. A temperatura da argila aplicada depende da região do corpo beneficiada pelo tratamento, ou seja, em locais excessivamente frios pode-se aplicar a argila um pouco aquecida, já em locais quentes deve-se usá-la em temperatura ambiente.

Sua aplicação quente é recomendada para tratamentos que beneficiam problemas nos ossos e articulações, pulmões, fígado, vesícula biliar, rins e coluna vertebral. Já a argila fria deve ser utilizada em casos de articulações com doenças infecciosas e congestivas, como vermelhidão, dor e calor. A argila amarela também serve para adsorção de venenos, muco, gases e drenagem de secreções de ferimentos

Como a argila amarela limpa profundamente o couro cabeludo e remove resíduos, para cabelos que contêm químicas como relaxamento e alisamento, a aplicação da argila deve ser feita dois meses após o procedimento químico, pois ela poderá remover certas substâncias que estão contidas nesse processo.

Aplique a pasta de argila nos cabelos molhados da raiz até as pontas, massageando o couro cabeludo e deixe agir por 20 minutos. Vale ressaltar que, para tais benefícios, a argila amarela deve ser natural e pura, livre de substâncias nocivas. Por serem produtos puros e naturais, as argilas não degradam o meio ambiente.

 

 

 

 

247 total views, 1 views today