Tratamento

TRATAMENTOS DA PELE
Atenção: Use argila com o acompanhamento de um geoterapeuta que pode orientá-lo como fazer em casa.

RENOVAÇÃO DA PELE
”A argila atua na renovação da pele, tornando-a mais viçosa”, afirma o dermatologista Alexandre Filippo.

Ter a pele do corpo e do rosto sempre hidratadas é garantia de juventude prolongada. E um dos métodos mais eficazes e bem aceito entre os que trabalham com terapias alternativas é a argiloterapia.

HIDRATANTE A argila também é considerada um bom hidratante. Usada sob a forma de máscara, deixa a pele lisa e aumenta a retenção de água.
Em contato com o corpo doente, a argila produz certas alterações que promovem a cura.

Conheça os principais efeitos obtidos com a utilização da argila:
Ação vitalizante: Esse efeito você percebe em cada aplicação é observado também no uso interno da argila, que fornece a sua carga energética ao organismo mesmo quando ingerida em pequena quantidade, como em geral é recomendado.

Permutação: Absorve a energia perniciosa e transmite a energia de elevada qualidade vital. Equilíbrio térmico: Regulariza a temperatura, uniformizando a irrigação sanguínea. Ação anti-radioativa: Anula os efeitos maléficos das radioatividades solares e eletrofísicas. Poder absorvente: Capta elementos não utilizáveis da alimentação, dos produtos de desassimilação e de descamação. Ação antibacteriana: Expulsa do organismo tudo que é putrefação, decomposição e desorganização.

Máscaras de beleza
Ultimamente a maioria dos emplastros utilizados como máscaras de beleza são à base de argila.

A melhor máscara de beleza consiste em misturar argila em pó com uma parte de água e outra de sumo de pepino, de tomate ou de uva, e fazer uma massa fina que se espalha com a mão permanecendo enquanto houver umidade retirando-a antes de ficar rígida na pele.

Rugas, borbulhas e manchas
Podem fazer-se aplicações bastante espessas sobre manchas, borbulhas ou rugas, permanecendo por toda a noite.

Creme suavizante
Com a argila pode igualmente preparar-se um creme suavizante, misturando-a (em pó) com azeite. Numa tigela por exemplo, colocam-se duas colheres de sopa de água tépida e uma colher de azeite; bate-se bem com uma colher de madeira, juntando depois uma boa colher de sopa de argila em pó e continuando a mexer (com a colher de madeira) o tempo suficiente para que a mistura fique bem homogênea. Pode suprimir-se a água, mas a massa obtida será menos lisa. É recomendável preparar apenas a quantidade necessária, e só fazer a preparação no momento de utilizar, retirando-a antes de ficar rígida na pele.

Peles muito delicadas, irritadas, manchadas ou com acne
Lavam-se com água argilosa e sem sabão. Depois aplica uma massa de argila fina na face até ficar seca.

Pintas, escaras, pontos, eczemas
Em todas as pintas, escaras, pontos, eczemas, a argila exerce uma ação desinfetante, ao mesmo tempo que favorece a reconstituição dos tecidos lesados. Devem pulverizar-se igualmente todas as úlceras da pele, escaras, pintas vermelhas e negras de qualquer parte do corpo e do rosto.

Massagens
A utilização de pó muito fino de argila nas massagens, aumenta de uma forma admirável a sua eficácia.

Máscaras de limpeza: são mais adequadas a peles oleosas e mistas. Estas máscaras limpam profundamente a pele, eliminando as células mortas e abrindo os poros. Devido à sua intensa ação de limpeza, estas máscaras devem ser aplicadas apenas uma vez por semana, mesmo nas peles mais jovens.Máscaras de limpeza: são mais adequadas a peles oleosas e mistas. Estas máscaras limpam profundamente a pele, eliminando as células mortas e abrindo os poros. Devido à sua intensa ação de limpeza, estas máscaras devem ser aplicadas apenas uma vez por semana, mesmo nas peles mais jovens.

A argila verde em pó é o agente de limpeza por excelência, prepara-se juntando um pouco da argila em pó com um pouco de água num recipiente de barro, vidro ou madeira.

Aplicar e esperar que a argila seque (poderá demorar entre 30 minutos a 1 hora) depende do grau de oleosidade da sua pele.

Retire a máscara com água abundante.

BANHO DE LAMA

O banho de argila (ou banho de lama) funciona como uma esfoliação natural. Além de desintoxicar a pele, prepara o corpo para receber outros tratamentos como, por exemplo, a massagem.

COMO PREPARAR?
Numa tigela coloque 100 g de argila em pó e três copos de água. Misture com uma espátula até formar um creme grosso.

Espalhe a pasta por todo corpo. Depois de 30 minutos, vá para baixo do chuveiro retire a argila.

TRATAMENTO DOS CABELOS

Aplicada nos cabelos, absorve as impurezas e revigora os tecidos, agindo como um renovador do couro cabeludo
Alguns institutos de beleza utilizam a argila para os cuidados dos cabelos, preparando uma massa muito ligeira de argila e água, com a qual se cobre toda a cabeça. A aplicação é mantida de ½ a 1 hora, dependendo do grau de secagem (que se deve evitar), e depois retirada, deixando correr abundante água, quem tem pressão alta não pode utilizar.

TRATAMENTO NOS PÉS
A pasta de argila, nesse caso, deve ser quase líquida e quente (o máximo que se conseguir suportar), colocada num recipiente não metálico em que os pés possam ser mergulhados. É muito útil nos casos de gripes, resfriados, dores articulares nos pés e pernas, reumatismo dos membros inferiores e amidalite; nesse último caso, pode ser aplicada simultaneamente à compressa fria de argila no pescoço.

O tempo ideal é de 20 minutos, evitando-se qualquer tipo de friagem em seguida. Pode ser feita por vários dias consecutivos.

PÓ DE ARGILA
A argila finamente pulverizada oferece vantagens superiores ao pó de talco (muitas vezes associado a substâncias medicamentosas de síntese). Não deve haver hesitação alguma em aplicar este pó de argila esterilizada sobre as assaduras, irritações de pele, feridas das crianças, ou meramente como protetor. Até nos casos de adenóides se pode fazê-las respirar perto do pó da argila, pois o simples ar impregnado das suas poderosas vibrações curativas tem efeito altamente benéfico, em especial nas crianças (a quem prioritariamente se destina esta recomendação).

O GRANDE MÉRITO DA ARGILA É FORTALECER AS DEFESAS DO CORPO
Derramados sobre a pele da região que se pretende curar, os minerais da argila são absorvidos e passam a atuar em várias frentes, regenerando as células, agindo como antiinflamatórios e estimulando a drenagem linfática. O corpo sai fortalecido e tem mais oportunidade de vencer as doenças.

 

1,813 total views, 2 views today