Usos

Atenção: Use argila com o acompanhamento de um geoterapeuta que pode orientá-lo como fazer em casa.

Pode ser aplicada no corpo todo ou somente em partes específicas. Pode-se também usá-la internamente através de cápsulas, gargarejos ou misturada à água. Faz-se também irrigações e lavagens. Em alguns casos usa-se como pó higiênico para os pés, ungüentos e na limpeza dos dentes. No tratamento interno, a argila é muito eficaz para o aparelho digestivo, principalmente nos processos de diarréia, intoxicação, estômago…, porque fornece ao organismo os sais minerais que este precisa. No tratamento externo é eficaz para problemas decorrentes da má circulação como dores, artrite, artrose, inchaço e outros.

A aplicação pode durar de uma hora a toda a noite, segundo os casos.
Se for para tratar uma ferida purulenta, é necessário renovar a aplicação de hora a hora, e quando o período de supuração tiver terminado, pode conservar durante uma hora e meia. Logo que os tecidos comecem a reconstituir-se, pode prolongar-se até duas horas cada aplicação.

Para o tratamento de um órgão profundo (fígado, rins e estômago), a cataplasma será deixada no local durante duas, três ou até a argila secar. (se não incomodar).

Se a cataplasma ou compressa tiver como fim a revitalização ou a reconstituição de um tecido ósseo descalcificado (ex. vértebras), pode durar toda a noite.
A aplicação deve proporcionar sempre bem-estar.

A argila é emoliente, estimulante, refrescante, regenera as células, agindo como antiinflamatórios, estimula a drenagem linfática, tonificando e desintoxicando a pele, a argila auxilia na regeneração de tecidos lesados.

A argila é muito indicada no tratamento de acnes, pois, absorve a sujeira e a oleosidade da pele, transmitindo os nutrientes que esta necessita, revitalizando hidratando e limpando os poros evitando o envelhecimento precoce e reduzindo as manchas superficiais e de verrugas.
Atualmente, os benefícios da argila no tratamento de beleza já são bastante conhecidos. Ela hidrata, revitaliza e nutre a pele, mas não apenas isso. A argila tem efeito cicatrizante devido à sua atuação vasodilatadora.

A aplicação da argila pode ser feita diretamente na pele ou por cima de um tecido do tipo gaze. Cada aplicação pode durar entre 20 minutos ou 2 horas, dependendo da necessidade.

No início de qualquer tratamento, é interessante que as aplicações sejam feitas diariamente, sempre com orientação de um médico ou terapeuta especializado.


FACE:
Preparar a pasta de argila depois que a face estiver limpa de impurezas (poeira, maquiagem).

Concluída a primeira etapa, espalhar com suavidade uma fina camada da pasta de argila e deixar secar. A duração dessa fase não tem tempo limitado, pode durar 20 a 30 minutos, ou durante uma ou duas horas, vai depender do seu tempo disponível e da quantidade de argila que você vai aplicar.

A máscara da pasta de argila é facilmente removida lavando-a com suavidade. Após concluída a remoção, se desejar, poderá colocar um hidratante.

O número de aplicações deve ficar entre 2 a 6 aplicações semanais, dependendo a argila que você está usando, embora não tenha contra-indicação por se tratar de um produto natural.


CORPO:
Preparar a pasta de argila depois que o corpo estiver limpo de impurezas. Aplicar suavemente uma fina película da pasta de argila por todo o corpo. A duração da aplicação será de 15 a 20 minutos . ( A pasta pode ser preparada com água, chás ou outros ingredientes que tenham aplicação para o corpo)

O número de aplicações poderá ser de 3 a 6 vezes por semana, lembrando-se de aplicar com mais freqüência nos locais mais necessitados.

Para retirar a pasta de argila banhar-se com água limpa. Após concluída a remoção, se desejar, poderá colocar um hidratante.


A importância da argila na beleza é muito grande por seus efeitos na pele, seios, cabelo, unhas, dentes. Para o sistema nervoso age como relaxante descongestionando os nervos faciais. Portanto, sua aplicação na superfície do corpo é essencial, pois através da pele irá absorver os minerais essenciais contidos no produto aplicado.

Aplicada na pele, essa mistura de água e terra, riquíssima em minerais, está ajudando a tratar várias doenças

O grande mérito da argila é fortalecer as defesas do corpo
Aplicada no corpo e no rosto, a mistura de água e argila funciona como um verdadeiro tratamento natural de beleza

A argila aplicada nos cabelos, absorve as impurezas e revigora os tecidos, agindo como um renovador celular no couro cabeludo.

791 total views, 2 views today